16 janeiro 2015

[#VidadeMãe] Importância da leitura para as crianças.


Olá pessoal!!!
Já faz um tempo que eu queria falar sobre esse assunto, que é a importância de se ler para uma criança, ou ela mesmo ler.
A criança que ainda não sabe ler, tem um contato próximo das palavras e formas de pronuncia quando as pais leem pra ela. O aprender a ler pode vir de forma mais rápida e tranquila, o contato com os livros desde pequenos, leva as crianças á mundos de histórias e situações diferentes.
A leitura ajuda as crianças a aumentar seu vocabulário, a melhorar a escrita, faz ela conhecer inúmeras emoções diferentes.
Aqui em casa a Emilly ainda não sabe ler, ela conhece algumas letras mais ainda não forma palavras. Então eu, sempre que posso, leio pra elas, e elas adoram. Eu prefiro as historinhas de contos de fadas, escolho sempre as mais curtinhas pra ser de mais fácil entendimento e elas não se cansarem durante a história. Eu acho que o gosto pela leitura nas crianças devem partir dos pais, eu como não tive muito incentivo familiar, ninguém na minha casa gostava de ler, fui descobrir o prazer da leitura somente quando ja era adolescente, já na minha casa eu procuro incentivar ao máximo a leitura, eu levo elas pra escolher os livros, sempre que leio eu mostro as palavras e as figuras, e sempre que vou lendo eu peço pra elas me contarem a história ou fazer um desenho, a Yasmim como ainda é muito novinha, não tem tanto entendimento das histórias, mas eu já percebo que mesmo não conhecendo a história ela reconhece os personagens, os animaizinhos. É sempre importante escolher livros de acordo com a faixa etária da criança, por exemplo, a Emilly entende e adora os contos de fadas e histórias de princesas e príncipes, já a Yasmim se prende mais a histórias de animaizinhos.
 Vou colocar aqui pra vc's uma listinha de livros que eu mais gosto de comprar pra elas:

1- Livros de capa e folhas duras - Estes são os que eu mais compro pra Yasmim, como ela é muito novinha esse tipo de livro é melhor por ter tanto a capa como as páginas de material mais duro, assim evita dela estragar ou arrancar pedaços que possa por na boca.




2- Livros de tecido - Esse tipo foi o preferido da Yasmim por muito tempo, ele é super colorido, cheio de desenhos e formas, e é muito maleável pra criança brincar.



3- Contos de fadas - Esses são os preferidos da Emilly. Eles são super baratinhos, eu compro os kits com vários. Eles são pequenos, com poucas páginas e muitas ilustrações. Eu prefiro comprar assim, por que como a Emilly ainda não sabe ler, histórias mais curtas e resumidas são mais fáceis dela entender, e como de uma forma ou de outra eles vão acabar estragando eles são baratinhos e eu sempre vou repondo. Assim que ela aprender a ler, eu pretendo montar a mini biblioteca dela, com livros mais aprofundados e histórias um pouco maiores.



Assim como a leitura é pra mim um momento mágico de reflexão, paz e tranquilidade, eu quero que seja pra elas. Afinal não existe coisa melhor que a carinha de curiosidade delas pra saber o final da história!!!

Bom é isso, espero que tenham gostado, se vc's leem pros seus filhotes me contem aí nos comentários quais são as leituras favoritas deles!!!
Um super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa