17 julho 2015

[#Lendo] A Playlist de Hayden | Michelle Falkoff

Olá pessoal!!!

Já faz um tempo que eu não faço resenha aqui no blog. Esse semestre na faculdade foi meio cheio de coisas pra ler, então não deu pra ler muitos livros pra fazer resenhas. Então para recomeçar eu resolvi resenhar esse livro que eu recebi a alguns meses da Editora Novo Conceito.

A Playlist de Hyden | Autora: Michelle Falkoff | 288 páginas |Editora: Novo Conceito


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.


"E então eu vi mais uma coisa que eu havia deixado cair no chão. Um pen drive, junto com uma folha arrancada de caderno. Estava escrito: PARA SAM. OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER. Foi quando eu resolvi ligar para a emergência."pág. 10

O que Sam sabe é que seu melhor amigo, Hayden, cometeu suicídio e deixou uma playlist e um bilhete para que ele entendesse o que levou o amigo a tomar essa decisão. Sam divide seus dias entre a dor da perda e a culpa por não ter impedido a morte de Hayden. Também não ajuda em nada o fato de que os "valentões da escola", incluindo o irmão mais velho de Hayden, tornaram a vida dele um inferno, e nada mais justo do que Sam dar á eles uma parcela de culpa. A história se divide entre as descobertas do que aconteceu no dia em que Hayden morreu, e o fato de que os valentões são atacados gradativamente como uma forma de "vingança", pelo que aconteceu com Hayden.

Na corrida por novas descobertas, Sam acaba conhecendo pessoas novas, que até então tinham passado despercebidas, e acaba por descobrir que ele não conhecia assim tão bem seu melhor amigo.

“Então Hayden tinha outro amigo no jogo, uma pessoa sobre a qual eu nunca ouvira falar, alguém importante o suficiente para que ele usasse o nome ‘Atena’ como senha do seu computador” pág. 155

Segredos começam a ser reveladas, a verdadeira face das pessoas começam a ser mostradas, e Sam percebe que ele mesmo se tornou uma pessoa diferente. Com o tempo Sam percebe que a playlist deixada por Hayden não fez somente o papel de decifrar sua morte, mas sim de aproximar Sam de outras pessoas, de fazer com que ele conheça novos gostos e estilos.

"A playlist de Hayden fez com que eu me sentisse conectado com ele e também fez com que eu me abrisse para um monte de coisas que não ouvia antes" pág. 283

Gostei muito do livro, porque a autora procurou colocar vários temas da realidade como bullying, preconceito, os padrões que muitos pais exigem dos filhos, e o mais importante ela mostra o quão frágil pode ser a vida de uma pessoa e sua mente, palavras, ofensas, carga familiar podem sim ter uma grande parte na decisão de se tirar a própria vida. O legal é a forma que a autora procura mostrar como fica a vida e a cabeça dos entes queridos e amigos que ficam, como é dificil seguir em frente e o que eles podem fazer pra realmente seguir em frente, como Sam fez.

O único ponto negativo, é que pelo menos pra mim como leitora, a playlist não fez muito sentido, na função de desvendar o mistério da morte de Hayden, tem várias lições nas letras, mas foi o contexto da história que me fez entender a morte dele e não as músicas em si. No mais o livro é maravilhoso e vale super a pena ler.

Onde comprar: Submarino e Saraiva


     

Super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa